Instituto Pensar - Filiação de Alckmin no PSB marca a luta pela democracia

Filiação de Alckmin no PSB marca a luta pela democracia

por: Ana Paula Siqueira 


Geraldo Alckmin se filiou ao PSB nesta quarta (23), em Brasília. Foto: Reprodução

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, está oficialmente filiado ao PSB. Um grande ato de filiação foi foi realizado, nesta quarta-feira (23), em Brasília, e marca mais um passo fundamental da esquerda brasileira na luta pela democracia e contra o bolsonarismo. Ele deve ser o candidato a vice de Lula (PT) na disputa à presidência. No mesmo evento, dezenas de novos filiados ao partido, como o senador Dario Berger (SC), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o advogado Augusto Botelho, do Grupo Prerrogativas.

"A contribuição que Alckmin poderá dar na sucessão presidencial vai muito além do que alguns estão pensando. É pela sua eficiência, honradez, capacidade política. Um homem que merece todo o respeito da nação e que vai contribuir muito para a gente virar essa página da história?, ressaltou o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

O dirigente socialista lembrou que as eleições de outubro não se referem à disputa entre esquerda e direita, "mas entre a democracia e o arbítrio, entre a civilização e a barbárie, entre manter o país em condições inaceitáveis no âmbito econômico, político e social ou virar a página da história. ? E chamou a atenção para o fato de que as forças progressistas compreenderam a necessidade de "estar à altura dos desafios que o momento político exige?.

"Estar à altura significa reconhecer que não somos força suficientes para ganhar a eleição presidencial, que precisamos alargar os horizontes, o espectro político, agregar força, unir homens e mulheres de bem para que formem fileiras pela defesa da democracia, da liberdade, da defesa dos direitos sociais dos brasileiros, pelas mudanças do sistema político brasileiro que é uma das teses essenciais que provocou a Autoreforma do PSB?
Carlos Siqueira

Alckmin destaca grave momento do país

Já filiado, Alckmin disse já se sentir em casa no PSB e recordou quando teve Márcio França (PSB) como vice no governo de São Paulo, que o sucedeu no mandato. Lembrou de quando foi eleito vereador pela primeira vez, há quase 50 anos, "para redemocratizar o Brasil? que vivia os anos de chumbo da ditadura militar.

Hoje, afirma, o país vive novamente um "desses graves momentos da vida nacional?, com a violência e a fome.

Leia também: Alckmin e o PSB

Aos que criticaram o ingresso no partido e apoio a Lula, Alckmin lembrou a disputa presidencial com o ex-presidente Lula, em 2006, marcada pelo próprio processo democrático.

"Alguns podem estranhar. Disputei as eleições com o presidente Lula, em 2006. Fomos ao segundo turno, mas nunca colocamos em risco a questão democrática. O debate era de outro nível. Nunca se questionou a democracia, que é um valor, um princípio de respeito às pessoas. E, a primeira tarefa nossa é combater a mentira porque é o que há de pior para o regime democrático?
Geraldo Alckmin

Sem citar nomes, mas se referindo a Bolsonaro, o ex-governador afirmou que "aqueles que criticam, que desconfiam, que agem de maneira displicente em relação ao resultado das eleições estão, na realidade, ofendendo a democracia?, assim como os "líderes que ameaçam o Parlamento e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Alckmin também parabenizou a decisão do PSB em apoiar Lula para a presidência.

"Não tenho dúvida que o presidente Lula, se deus quiser eleito, vai reinserir o Brasil no cenário mundial. Vai alargar o horizonte do desenvolvimento econômico e vai diminuir essa triste diferença social que nós temos no país. O Brasil precisa ser bom não só para alguns, mas para todos. Trazer prosperidade e qualidade de vida para todos?, disse. "Ele representa a própria democracia porque ele é fruto da democracia.?
Geraldo Alckmin

E encerrou com uma fala de Mario Covas, ex-governador de São Paulo.

"Apoiar não significa deixar de emitir discordância. Igualmente, é preciso não confundir discordância com ultimato nem lealdade com subserviência. Lealdade é um valor praticado entre companheiros. Mas há uma forma de lealdade que se sobrepõe a todas: a lealdade ao destino do país. É essa lealdade que nos une?, finalizou.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: